sábado, 11 de maio de 2013

Studio Linux BR!

Meus caros,

Pode ser que muitos ainda não saibam, mas existe um sistema operacional brasileiro voltado ao áudio: O Studio Linux BR.

O sistema foi desenvolvido baseado numa distribuição Linux pelo brasileiro Raul Dipeas, um músico, produtor e profissional de áudio pioneiro no setor, que mereceu elogios de muitos profissionais em todo o Brasil, inclusive do grande Paulo Anhaia, que faz referência a seu trabalho no workshop "O dia a dia do estúdio".

Este sistema permite ao usuário de home studio configurar uma estação de trabalho totalmente legalizada, não dependendo de nenhum software proprietário.

O projeto chegou a tal ponto que o Studio Linux BR contém uma versão do Reaper. Isto é um feito considerável, se levarmos em conta que ainda não existe uma versão nativa do Reaper para o Linux (existem rumores na Internet de que tal versão estaria sendo desenvolvida), ou seja, Raul fez o trabalho de portar o Reaper para o Linux através do Wine (algo como "Windows Emulator"). O sistema também permite o uso de diversos plugins VST através do sistema LADSPA, sendo que muitos plugins já vem instalados por padrão. Basta abrir o sistema e o usuário já pode começar a criar música com todos os programas gratuitos, desde o sistema operacional até os plugins utilizados (note-se que o Reaper não é um programa gratuito, mas permite o uso da versão de demonstração, sendo que o custo da licença é muito baixo se comparado a programas do mesmo nível).

É espantoso que o profissional que criou esta revolução quase tenha abandonado o mundo do áudio há bem pouco tempo. Ainda bem que isto não aconteceu.

Mais uma vez, aconselho a todos os usuários a (pelo menos) testarem o Studio Linux BR. 

Lembre-se de que, para tal, é necessário ter espaço em disco reservado à criação de novas partições Linux para a instalação.

É importante destacar que instalar um sistema operacional, pode fazer com que seu computador deixe de funcionar corretamente, se você não souber o que está fazendo. Procure a ajuda de um técnico em informática.

Abraço do Rato!

2 comentários:

  1. cara, o projeto foi descontinuado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Mateus,
      Realmente não percebi nenhuma novidade no projeto. Em todo caso, contate o autor, que se chama Raul Dipeas. Ele está no Facebook.
      Abraço do Rato!

      Excluir

Poste seu comentário. Obrigado!