sexta-feira, 10 de maio de 2013

A Língua Portuguesa e o Profissional de Áudio


Muitos músicos e profissionais de áudio, que podem ser excelentes na técnica e no seu campo de atuação, acabam por "tropeçar" na língua.
São incontáveis os exemplos de músicos, mixadores, "donos" de estúdios que, infelizmente, não sabem falar, não sabem escrever, têm uma gramática (o que é isso???) péssima.
Tenho certeza de que, ao "vender nosso peixe", aquilo que escrevemos tem muita importância.
Quem escreve mal, grafa errado e, pior ainda, não sabe se expressar, acaba por não convencer o cliente.
Quem, em sã consciência, compraria um produto de um vendedor desses? Pense num técnico que fala desta forma:
"Pode ver que nóis resolveu o pobrema com tratação acústica e a micssage vai ficar boa pá caraio com os pluguinho que nóis baxô".
Em todos os aspectos de nossa vida, precisamos nos expressar corretamente.
Uma boa embalagem pode ajudar.
Uma péssima embalagem certamente vai prejudicar.

Imagine um músico que está procurando um estúdio para gravar seu trabalho. Ele abre nosso site (que sorte) e começa a ler algumas barbaridades, sem concordância, uma bagunça total. Será que ele terá curiosidade para descobrir se a parte técnica vale a pena? Ou já pensará em procurar outro prestador de serviço?

Tenho visto dezenas de pessoas que se encaixam neste exemplo. Quando você tenta alertar, dar alguma correção (sempre para ajudar, nunca se deve ridicularizar um colega), o infeliz fica furioso, acha que a questão é pessoal e diz que não precisa destas "besteiras", que o importante é sua competência e seu maravilhoso trabalho.

De fato, esta tem sido uma tônica na experiência que tenho com profissionais de áudio e informática. Normalmente se apegam tanto à técnica que acabam por esquecer que nossa língua, assim como os equipamentos e softwares, é uma ferramenta para divulgar nosso trabalho, comunicar-nos com os clientes e todas as pessoas que, de algum modo, possam interferir no que fazemos.

Num momento em que todos estão buscando um "diferencial" para seu produto, vale a pena investir um pouco de seu tempo e atenção nesta importante face do seu trabalho.

Abraço do Rato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Obrigado!