terça-feira, 7 de janeiro de 2014

DrumCore 3 Free!

Olá pessoal,

Vou começar o ano falando de algo não muito novo...
Um instrumento virtual de bateria.
Aos que estão chegando agora, não confundam "bateria eletrônica" com "instrumento virtual de bateria". O primeiro termo tem a ver com um sistema eletrônico que "emula", ou "imita" o som de uma bateria.
Já o Instrumento Virtual é uma pequena maravilha inventada para ajudar os produtores ou a quem não sabe ou não quer ter uma bateria, mas quer o seu som. Trata-se de um programa de computador que, através de gravações do som da bateria em determinadas condições, permite que você reproduza o som no computador. Se você tiver uma DAW, ou seja, um programa multipista para gravação/mixagem/masterização, pode usar trechos MIDI com este instrumento.

DrumCore FREE v3 Screenshot

Vou falar sobre o DrumCore 3 Free. Gosto desta última palavra, porque os bons instrumentos virtuais de bateria custam muito caro. O Addictive Drums, do qual gosto muito, custa algo em torno de US$ 200,00 (duzentos dólares). Apesar da tentação de baixar um "pirata", coloco-me no lugar do desenvolvedor, não gostaria que alguma pilantragem me impedisse de ganhar meu dinheiro honestamente. O trabalhador merece o seu salário. Em algum momento, a gente tem que crescer...

Diferentemente do BFD, que deve ser o instrumento virtual de bateria mais famoso, o DrumCore 3 Free não possui sons "crus", ou seja, eles já são processados e podem ser considerados "pré-mixados". Estão mais próximos do que se costuma ouvir numa produção comercial.

Para ser sincero, dentre os instrumentos virtuais de bateria que experimentei, este é o que mais atendeu às expectativas, não somente pelo som, mas também porque pode ser usado em praticamente qualquer DAW ou host (programa "hospedeiro"). Este plugin tem versão VST e RTAS, ou seja, funciona em qualquer programa que rode VST, como Cubase, Reaper etc, mas também roda no desejado Pro Tools, a partir das versões M-Powered e LE.

O DrumCore 3 Free está disponível aquiOuça e tire suas conclusões. Não é sempre que temos um programa desta qualidade, totalmente de graça.

Enjoy it!

Um comentário:

Poste seu comentário. Obrigado!