segunda-feira, 6 de maio de 2013

Reaper!

Pessoal,

Neste post não farei nenhuma propaganda comercial, mas gostaria de apresentar minha experiência com um fantástico software: o Reaper.


O Reaper é o que chamamos de Digital Audio Workstation (DAW) ou Estação de Trabalho em Áudio Digital. É um programa completo (excetuando-se a edição avançada, que deve ser feita em ferramenta separada) para o Home Studio.

Para os mais experientes isto pode parecer "chover no molhado", mas a cada dia o Reaper se mostra uma ferramenta excepcional, levando-se em conta:

- arquivo de instalação minúsculo;
- baixo consumo de espaço em disco após instalado;
- permite instalação em pen-drive;
- baixo consumo de CPU;
- otimização do uso de memória;
- compatível com plugins VST em qualquer versão;
- versões para Windows e Mac (está em estudo uma versão para Linux);
- baixo custo de aquisição (a licença mais barata custa apenas sessenta dólares americanos).

Por todas estas características, facilidade de uso e aprendizagem, acredito que o Reaper hoje se confunda com o conceito de Home Studio.

O download pode ser feito aqui.

Se for confirmado o lançamento de uma versão para Linux, então não haverá dúvida sobre o que usar quando se espera o menor custo. Não podemos esquecer que, se o entusiasta do Home Studio passa a exercer atividade remunerada, passa a ser muito importante ter todos os programas (inclusive o Sistema Operacional) licenciados. Aqui a combinação Linux/Reaper será imbatível. Temos que admitir que o áudio para Linux ainda não encontrou o nível de desenvolvimento esperado, mas a estabilidade do sistema ajuda bastante no caminho para este ideal.

Um abraço do Rato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Obrigado!