terça-feira, 7 de maio de 2013

Microfone condensador para seu home studio

Quais microfones devo ter no meu home studio?

Na verdade, o ideal para gravações é possuir vários microfones, para as mais variadas situações. Porém, normalmente não temos recursos para isto, embora desejo não falte.

Os microfones são essenciais, visto que são a ponte necessária entre muitos instrumentos (o primeiro deles é a voz) e a interface de áudio.

Diversos especialistas, entre eles Joe Gilder (homestudiocorner.com) e Graham Cochrane (therecordingrevolution.com) indicam que comecemos por um bom microfone condensador multiuso.

Esta é uma boa regra, mas nunca devemos nos esquecer: microfone condensador sem tratamento acústico pode ser um bom tiro no pé (veja o post Cabine Vocal Barata neste blog). Muitas vezes, se você não tiver uma sala tratada para gravar e também não fez a sua cabine vocal, pode ser melhor gravar com o microfone dinâmico que, embora não alcance muitas das frequências que você desejaria, também não cai em muitas armadilhas da sua sala...

Mas voltemos ao nosso desejado microfone condensador. Com exceção dos modelos USB, Não podemos esquecer também da alimentação. Microfones condensadores dependem de energia elétrica para funcionar, a maioria deles em torno de 48 V, denominada "Phantom Power". Esta energia é fornecida por algumas interfaces de áudio, pré-amplificadores e outros dispositivos que simplesmente fornecem a energia sem amplificar o sinal, chamados de "Phantom Power Box". Se a sua interface de áudio não possuir o Phantom Power, você vai precisar de um pré com este recurso ou uma "Phantom Power Box".

Muitos de nós gostaríamos de ter um Neumman U87 à disposição, não só pela beleza, mas principalmente porque muitos engenheiros de gravação o consideram o melhor microfone para vocais que existe.
Neumann U87

Mas este sonho não é muito barato, então voltemos à realidade e vejamos com qual microfone podemos começar nosso home studio:

A AKG, uma das melhores marcas do ramo, possui uma série de baixo custo chamada "Perception". Este baixo custo, segundo muitos, não significa menos qualidade.


AKG Percetion 220

Esta série possui também um modelo USB, que não necessita da Phantom Power, mas também não desfruta dos recursos da sua interface de áudio.



Outro modelo da AKG muito bem aceito é o C214, um "primo pobre" do famoso C414, um dos mais usados condensadores do mundo.

AKG C214



Outra vedete no mundo do home studio é o famoso Audio Technica AT2020, presente em milhares de estúdios no mundo todo.

Audio Technica AT2020



O Studio Rato possui um Roland DR-80C, uma réplica do AT2020:

Roland DR-80C


Muitos gostam do australiano Rode NT-1A, considerado o microfone mais silencioso do mundo:
Rode NT-1A



Todos estes são excelentes. Pesquise pelo seu bolso e teste tantos quanto possível. No final, quem manda é o seu ouvido.

Abraço do Rato!

18 comentários:

  1. Grande Kinouchi!!! Parabéns pelo Blog...

    Estou pensando em comprar esse 220 da AKG ou o AT2020 da Audio Technica, qual vc. preferiria? Acho que qq desses aí em cima valem a pena, o que decide mesmo vai ser o bolso...

    Abraço,
    Ivan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivan,
      É bem difícil dizer. Confesso que nunca gravei com nenhum deles. Mas eu acho que iria de Akg Perception 220. Se for comprar, leve em conta também os acessórios inclusos. Se o microdone vier com aranha (shock mount) ou case para guardar, ajuda bastante.
      Abraço!

      Excluir
  2. Ótima explicação. Eu gostaria de adquirir um microfone para gravar em casa, no meu quarto, onde produzo musica eletrônica. Qual microfone você me recomendaria para gravar apenas a minha voz e que seja de qualidade e com um preço acessível?

    ResponderExcluir
  3. Caro Darlan,

    Primeiramente, você precisa escolher entre condensador e dinâmico. O primeiro costuma ser um pouco mais sensível, mas precisa de uma voltagem de até 48V para funcionar. Verifique se sua interface de áudio possui esta energia, chamada de Phantom Power. Se não, você terá que usar um microfone dinâmico.
    Como vai gravar apenas a voz, pode fazer estas escolhas que têm uma boa relação custo/benefício:
    - condensador: Audio Technica At2020;
    - dinâmico: Shure SM58.
    Na verdade, o último é bastante caro aqui no Brasil. Tome cuidado com as imitações também. Se for comprar no Brasil, faça-o apenas de revendedores credenciados.
    Como vai gravar a voz, é interessante usar também um pop filter, um acessório que ajuda a evitar os "pufs" que a voz faz.
    Se precisar de mais informações, estou à disposição.

    Abraço do Rato!

    ResponderExcluir
  4. qual destes microfones condensadores serviriam perfeitamente para voz e cordas(violão, guitarra e baixo) ?

    ResponderExcluir
  5. Caro Jônatas,
    A resposta da sua pergunta é difícil pois ela envolve "o que" você gostaria de ouvir, qual a resposta que você espera do microfone.
    Você também mencionou várias aplicações. Vejamos:
    - voz: a grande maioria dos profissionais prefere condensadores para gravar a voz. Aqui deve ser levado em conta quanto você quer gastar e SE você possui ou não tratamento acústico onde vai gravar. Por exemplo: se você vai gravar numa sala com muitos ruídos (carros passando, nenê chorando), estes ruídos vão aparecer (e muito) na gravação com condensador. Neste caso, um dinâmico seria melhor, pois ele rejeita melhor os sons que não vêm diretamente para ele. SE, porém, sua sala tem tratamento acústico e pouco ruído, aí sim compensa usar um bom condensador. Vou elencar alguns fáceis de encontrar aqui no Brasil, começando pelos mais caros:

    - AKG C414 (há várias versões deste excelente microfone, que seria o ideal para o que você quer, possui opções de captação para voz e instrumentos. É um verdadeiro canivete suíço, de som excelente);

    - AKG C214 - este aqui não possui as opções de padrão polar como o C414, mas é bem mais barato. Muitos dizem ser excelente para voz e não há problema em usá-lo para violão, baixo e guitarra;

    - Rode NT1 - este é considerado o condensador com o mais baixo nível de ruído existente (não sei exatamente quem atesta esta informação, mas o fabricante não se cansa de afirmá-la), O próprio Graham Cochrane (do excelente site therecordingrevolution.com) fala muito bem dele.

    - Audio Technica AT2020 (existem muitos modelos desta série, mas o AT2020 é o mais barato): talvez o mais famoso dos microfones considerados acessíveis (para os brasileiros, nem tanto). É muito usado por home studios no mundo todo.

    Agora, uma coisa importante: eu considero que a melhor forma de gravar violão é diretamente com um microfone. Preferencialmente um condensador, como os que vimos acima. Porém, para gravar baixo e guitarra, deve-se microfonar o amplificador. Para isto, o melhor é usar um dinâmico: o melhor é, sem dúvida, o Shure SM57.
    Ficou ainda alguma dúvida?

    Abraço do Rato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nenhuma duvida. MUITO obrigado. Pois já até comprei o rode nt1a e o shuresm57. Que Deus abençoe vc. forte abraço!

      Excluir
    2. Não há de que, Jônatas. Excelente investimento nos dois microfones. Deus abençoe você e todos os seus também. Se precisar de mais alguma informação, estou à disposição.
      Abraço

      Excluir
  6. Olá, oq vc me diria do Behringer B1? Vale a pena?

    ResponderExcluir
  7. Olá, oq vc me diria do Behringer B1? Vale a pena?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carlos!
      Quando comecei a mexer com estúdio, o Behringer B1 era o microfone que vinha à cabeça. Muito comentado na internet, tinha uma excelente reputação.
      Na verdade, eu nunca usei, mas um amigo que trabalha com ele há anos gosta muito.
      Inclusive Graham Cochrane, do site "The Recording Revolution" ainda faz elogios ao B1 hoje.
      Se você está pensando em comprar, se testou e gostou ou encontrou uma boa oferta, pode ir tranquilo.
      Você já tem outros microfones? Para que você iria usar o B1?
      Abraço do Rato!

      Excluir
  8. Paulo quero usar apenas em meu note, tenho um programa simples pra pra fazer os kits de ensaio pro pessoal do meu coral, que microfone vc me indicaria?
    O programa que tenho é o cubase,Não é coisa profissional porém quero uma qualidade que fique legal de se ouvi, desde já obg caso meu zap 11 970297114

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não sei seu nome... Pelo que entendi, você quer ligar o microfone a um Notebook. O único tipo de (bom) microfone que você pode ligar diretamente num Notebook é o USB. Porém, há uma série de desvantagens: é difícil monitorar o sinal, a amplificação, quanto possível, é bem baixa.
      Por outro lado, para ligar um microfone "não USB" ao Notebook você precisa de uma interface de áudio USB.

      Excluir
    2. No caso do coral, use um condensador. Aconselho o Rode NT1A se você usar uma interface de áudio, ou o Akg Perception 120 USB.

      Excluir
    3. Desculpa, me chamo Edson
      Então pra o coral já uso porém preciso pra gravar os kits de ensaio pra eles gravo apenas com o microfone interno do notebook da pra se ouvir aprender no caso porém queria algo melhor

      Excluir
    4. Porém o que uso no coral não é desse modelo e marca

      Excluir
    5. Então, Edson.
      Como disse antes, há duas opções: 1) um microfone condensador USB ligado direto ao notebook, como um AKG 120 USB, por exemplo, ou 2) um microfone condensador comum, como um Rode NT-1A, ligado numa interface de áudio, como uma Focusrite Scarlett 2i2, por exemplo.
      A primeira opção é mais barata, porém com menos recursos. A segunda opção te permite gravar, além da voz, instrumentos (como uma guitarra ligada diretamente na interface).

      Excluir
    6. Em qualquer um dos casos, gravar e mixar com um bom programa, como o Cockos Reaper, será uma vantagem.

      Excluir

Poste seu comentário. Obrigado!