sexta-feira, 10 de maio de 2013

Controle Remoto para Home Studio


Você já usou um controle remoto para seu PC? Não?

Imagine que você tem um Home Studio e quer gravar alguma coisa no seu quarto, que é o único lugar onde não te enchem o saco (começou a entender, não é?). Você vai descobrir, mais cedo ou mais tarde, que os coolers (ventoinhas) do seu computador servem para algo a mais do que refrigerá-lo. Servem também PARA FAZER RUÍDO EM GRAVAÇÕES e te dar vontade de mandá-los a qualquer lugar não muito próximo...
Cooler (ventoinha) de processador

É o seu caso? Não se desespere! Seus problemas terminaram!

Basta você usar seu celular ou tablet (que normalmente não fazem barulho) como um controle remoto. Para isto, você vai precisar de:

1) Seu computador;

2) Um celular ou tablet, desde que este dispositivo possua Wi-Fi; 

3) Um roteador wireless (sem fios); e

4) Software VNC no seu celular ou tablet e no seu computador, para estabelecer uma comunicação entre os dois via protocolo VNC. Não sabe o que é VNC? Confira aqui.

Para Windows, eu gosto de um programa chamado UltraVNC. É freeware, ou seja, você não paga por ele. Precisaremos do Server para nosso Windows e do Client para nosso celular ou tablet. Baixe o server aqui.

A idéia é fazer a gravação numa sala onde o ruído seja menor e o som seja melhor (coisa bem difícil, aliás, se não houver tratamento acústico). Nesta sala, portanto, ficarão somente: microfone (com seu suporte e pop filter), fones para que o artista possa ouvir o que for necessário (guia, metrônomo etc.), celular ou tablet para comandar a DAW (também com seu suporte) e quaisquer outros apetrechos de que o artista precisar (estante com letras e/ou partituras etc.).
O computador e seus ruídos ficarão, desta forma, em outra sala, prejudicando o menos possível a gravação.
A maior preocupação, neste caso, é ter cabos longos o suficiente para trazer a esta sala microfone e fones de ouvido.
Note-se que esta configuração tende mais a beneficiar o artista que é, ao mesmo tempo, produtor e técnico de gravação (um verdadeiro polvo).

Para os que julgam que o VNC vai comprometer o desempenho do computador ou que a resposta para o celular ou tablet fica muito lenta, existe também a alternativa de usar o rtpMIDI no seu computador e um programa controlador no celular ou tablet, como o TouchDaw, disponível para Android.

Se precisar de mais alguma dica ou explicação, fique à vontade. Deixe uma pergunta.

Abraço do Rato.

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Fala, Marcelo! Tudo bom?
      Obrigado por visitar o Blog!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Muito complexo seu Paulo! Prefiro dar o play no micro e correr pra outra sala pra gravar...rs Dá um trabalhinho extra, mas é mais fácil pra quem não é expert em informática e nessa parafernália tecnológica...

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Ivan!
      Eu mesmo já fiz isto (correr para a outra sala) muitas vezes. É que chega uma hora em que começa a cansar...rs
      A idéia é fazer você perder menos tempo com "informática" e "técnica" e se concentrar mais em fazer música, que é o que realmente importa.
      Um abraço!

      Excluir

Poste seu comentário. Obrigado!