quarta-feira, 25 de junho de 2014

Por que meu e-mail não chegou?

Boa pergunta...
Acho que todos nós já passamos por esta situação: ao enviar um e-mail, o mesmo "volta", ou seja, recebemos uma mensagem (quase sempre em inglês, porque os programas e/ou servidores de hospedagem quase sempre possuem sistemas operacionais em inglês, até aí tudo bem...) dizendo que a mensagem não é "entregável" (undeliverable mail) ou algo parecido.


Lembre-se de que os servidores de e-mail (programas e computadores que processam as mensagens entre os usuários) são extremamente rígidos com relação aos endereços. Se você trocar uma só letra ou número, qualquer caractere do endereço, ele NÃO SERÁ RECONHECIDO. Não tem jeito. A comunicação não vai acontecer.
Se ocorreu erro, existem várias possibilidades para isto:

1) você digitou o endereço errado (você tem a informação correta, mas ocorreu um erro de digitação).

2) a pessoa forneceu o endereço errado (a informação já chegou incorreta até você).

3) você entendeu o endereço errado. Aqui temos novamente vários problemas:
- normalmente, você recebe o endereço de e-mail por telefone, cujo áudio não é de boa qualidade. Facilmente se troca "S" por "F" ou outras letras parecidas e, neste caso, o endereço não é compreendido... aqui também podemos considerar pessoas que têm dificuldade de dicção;
- se a pessoa que está informando o endereço de e-mail não tem muita preocupação com o resultado, ela pode dizer, por exemplo, "izabel@email.com.br" (note que ISabel e IZabel se pronunciam da mesma forma e, se não houver o cuidado de frisar "Izabel com Z", o endereço será anotado errado. Note-se que, no Brasil, nomes próprios DEVERIAM ser grafados com "S", quando fosse o caso, mas os cartórios de nosso país não costumam observar esta regra... Mesmo que você soletre o endereço, pode haver confusão.
Uma forma de resolver esta questão seria usar um dos alfabetos fonéticos que existem. Abaixo menciono um deles:

A - ALFA
B - BRAVO
C - CHARLIE (pronuncia-se "TCHÁRLI")
D - DELTA
E - ECHO (pronuncia-se "ECO")
F - FOX (pronuncia-se "FÓQUES")
G - GOLF
H - HOTEL
I - ÍNDIA
J - JULIET
K - KILO
M - MIKE (pronuncia-se "MÁIQUE")
N - NOVEMBER (pronuncia-se "NOVÊMBER")
O - OSCAR (pronuncia-se "ÓSCAR")
P - PAPA
Q - QUEBEC
R - ROMA
S - SIERRA
T - TANGO
V - VICTOR
W - WHISKY (pronuncia-se "UÍSQUE")
X - XADREZ
Y - YANKEE (pronuncia-se "IÂNQUI")
Z - ZULU

Para se dizer números, usa-se os ordinais em vez dos cardinais, trocando-se o zero por "negativo":

1 - PRIMEIRO
2 - SEGUNDO
3 - TERCEIRO
4 - QUARTO
5 - QUINTO
6 - SEXTO
7 - SÉTIMO
8 - OITAVO
9 - NOVO
0 - NEGATIVO

Continuando com as outras possibilidade de devolução de e-mail:

4) O endereço não existe. Para saber se um endereço de e-mail existe ou não, pode-se acessar um dos muitos sites "verificadores de endereço de e-mail" disponíveis no mundo todo. Aqui vou citar o "Free Email Verifier" que, como diz o nome, é um verificador de e-mail gratuito, disponível em http://verify-email.org. para usar o serviço, basta acessar o site, e digitar o endereço de e-mail desejado no respectivo campo e clicar no botão vermelho "Verify" (verificar). Se o e-mail existir, será exibida a mensagem "Result: OK". Se não for localizado, será exibida a mensagem "Result: Bad". Isto é muito útil para que você tire suas dúvidas.

5) O seu computador pode estar com problemas. Verifique se seu computador tem, no momento de envio da mensagem, acesso à Internet, se tudo está funcionando normalmente. Existem alguns antivírus e/ou programas de segurança locais que podem inibir o envio de e-mail se julgarem que algum conteúdo possua vírus ou quaisquer dados perigosos. Neste caso, verifique se a mensagem possui algum anexo e submeta este anexo ao crivo do antivírus. Se constatado que o mesmo possui algum problema de segurança, descarte o anexo.

6) O tamanho do anexo excede o permitido. Seu servidor de e-mail possui um tamanho limite de anexos, normalmente por volta de 10 Mb (dez megabytes).

7) O anexo não é permitido. Note que alguns servidores de e-mail proíbem o envio de arquivos executáveis (programas) e outros tipos em mensagens de e-mail. Se for o caso, você terá que remover o anexo antes de enviar, infelizmente.

8) Seu servidor de e-mail pode estar com problemas. Este servidor pode estar fora do ar ou com problemas de conexão à Internet. Neste caso, somente após a resolução destes problemas é que será possível novamente enviar e-mail.
9) O servidor do destinatário pode estar com problemas ou fora do ar. Neste caso, o destinatário é que está com problemas. Pode ser necessário enviar a mensagem novamente e, desta vez, confirmar com a pessoa (por telefone, por exemplo) se a mensagem chegou ou não.

10) Ainda existe a possibilidade de seu endereço ou domínio (parte do e-mail que vem após o @) estar numa "blacklist" ou "lista negra" de algum serviço de filtro de conteúdo da internet. Neste caso, seu e-mail ou mesmo seu domínio pode ter suas mensagens devolvidas. Se isto acontecer, procure o responsável por seu serviço de e-mail para providenciar, quando possível, a exclusão de seu endereço ou domínio destas listas.


Por fim, lembre-se de que, para haver comunicação através de e-mail, devem ser respeitados todos os elos da seguinte cadeia:

1) o endereço estar correto.

2) o computador do remetente estar funcionando, possuir acesso à internet e liberação da(s) porta(s) necessária(s). Este último requisito ocorre quando se usa programas de e-mail (como Microsoft Outlook, Incredimail, Eudora etc.) e não o Webmail (e-mail diretamente num site da Internet, como a página do Gmail do do Yahoo! Mail).

3) Se houver anexos (arquivos enviados com a mensagem), deverão ser respeitadas as regras de cada servidor. Todos os servidores limitam o tamanho da mensagem. Se não houver anexos, geralmente, o tamanho é bem pequeno. Existem outras regras, como o tipo de arquivo (a maioria dos servidores proíbe o envio de arquivos executáveis - programas - em mensagens de e-mail), por exemplo.

3) O servidor de e-mail do REMETENTE estar funcionando e disponível no momento do envio da mensagem.

3) O servidor de e-mail do DESTINATÁRIO estar funcionando e disponível quando do recebimento da mensagem por este.

4) O destinatário LER a mensagem. Parece óbvio, mas se o destinatário não abrir a mensagem (para isto precisará de um computador, tablet, celular ou qualquer outro dispositivo de leitura conectado à Internet), o ciclo não se completa.

Se qualquer um destes elos for quebrado, não ocorre efetivamente a comunicação por e-mail. Veja que não é tão simples, uma vez que pode ocorrer alguma falha em qualquer fase do processo.

Um abraço a todos!

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