quarta-feira, 4 de junho de 2014

DSK Bass

Apesar de não ser um baixista, eu gosto muito do instrumento. Tanto que possuo um. Sempre que vou gravar algo no estúdio, acabo usando meu velho e bom baixo. Ocorre que nem todos têm esta facilidade.
Da mesma forma como ocorre com a bateria, pode ser que você precise recorrer a um instrumento virtual.
Felizmente, este não é um som muito difícil de se simular. Existem bons (e caros) instrumentos virtuais de baixo no mercado.
Hoje vou falar de um gratuito. Esta palavra parece atrair muita gente no meio musical.
Testei vários plugins de baixo, mas o que mais gostei foi o DSK Bass, da DSK Music.


Por incrível que pareça, este pequeno instrumento virtual possui vários "presets" de baixo com nomes consideráveis, como Precision, Rickenbacker, Alembic etc.
Basta inserí-lo na sua Estação de Trabalho de Áudio (DAW) e escolher a configuração. 
Para utilizar este instrumento, você deve criar uma pista MIDI e gerar as notas de baixo, que serão reproduzidas no instrumento.
Se utilizar o Reaper, é possível, como em qualquer instrumento virtual, efetuar um "freeze" (congelar) o plugin. Desta forma, sua pista MIDI passa a ser uma pista de áudio e, a partir disto, cabem os processamentos de áudio usuais.
É claro que não se trata de um som maravilhoso de baixo, com todas as nuances que o instrumento proporciona, mas um instrumento simples, que pode ajudar em suas produções, quando não foi possível gravar o baixo propriamente dito.

Abraço do Rato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Obrigado!