quarta-feira, 4 de junho de 2014

Criança é criança!

Nada contra os programas de TV onde as crianças cantam, mas tenho visto alguns exemplos que assustam um pouco. Crianças maquiadas, com roupas que não são de criança, cantando com a voz empostada etc.
Não é que não seja bonito. As mães ficam muito orgulhosas.
Mas me parece que, nos exemplos acima, as crianças não são muito respeitadas. Acabam por mostrar um comportamento aprendido para serem "como adultas". Isto lhes tira um pouco de sua autenticidade e simplicidade.

É muito agradável ver um cantor ou cantora usando técnica vocal, vibrato, expressão corporal, feeling, glissando ou coisas assim. Mas não se pode exigir isto de uma criança de cinco anos. Ela poderá cantar assim quando (e se) quiser.

No Brasil, Estados Unidos e Europa, há programas de TV onde se apresentam crianças de várias idades. Em alguns deles, as crianças cantam com voz de adulto. Algo que impressiona pela beleza, mas descaracteriza a imagem da criança.

Um exemplo curioso, que vem na contramão disto tudo, é o do cantor mexicano Luis Miguel. No final dos anos 70 ele cantava em vários programas de TV como um "sucesso mirim", sua imagem era infantil e a voz também. Não durou muito. Nos anos 90, porém, o mesmo retornou, desta vez cantando boleros e música romântica, já com técnicas vocais que permanecem até hoje.

                        

Criança é Criança!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Obrigado!