segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Crítico frustrado

Bom, eu li uma vez uma frase que dizia: "...todo crítico é, antes de tudo, um artista frustrado..."
Num primeiro momento, pareceu-me lógico... se o cara não consegue fazer, então vai se especializar em falar sobre... e aí, é só "descer a lenha", do mesmo jeito que fizeram com ele...
Esta é, talvez, a forma mais pobre de interpretar a frase...
Se você parar pra pensar (como disse o Renato Russo), ninguém gosta de ver apontados seus pontos fracos... todos gostam de elogios, mas ninguém pode recebê-los o tempo todo. É humano que exista quem gosta de você, e quem não gosta também. É normal que notem suas qualidades, mas também é que apontem seus defeitos. Estas duas formas de te "ver" te ajudam a enfatizar o que está dando certo e corrigir o que não está.
Faz parte do amadurecimento da pessoa (e do artista também), aprender a lidar com os julgamentos, venham eles de qualquer lado.
Com as redes sociais, a possibilidade de responder "na lata" as críticas, se por um lado trazem uma ferramenta que antes não existia, também trazem a tentação de mandar respostas atravessadas que podem até "aplacar sua ira", mas trarão consequências que o farão preferir não tê-las dito.

Quer um conselho sobre sua conduta artística? Mande um e-mail para promocao7dias@kinouchi.com.br. 

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Obrigado!