sexta-feira, 11 de março de 2016

Trabalhando com MIDI no Reaper

Trabalhar com MIDI no Reaper é relativamente simples mas, para isto, vamos precisar de um instrumento virtual.

Com o Reaper aberto, abra o menu "Insert" e escolha o item "Virtual instrument on new track":


Será aberta uma lista com os instrumentos virtuais que estiverem disponíveis no Reaper. Lembrando que não basta instalar o instrumento virtual, precisa haver uma referência às pastas onde estão suas bibliotecas de vínculo dinâmico (arquivos com extensão DLL) nas configurações através do menu "Options/Preferences/Plugins/VST".


Clique no instrumento virtual desejado e, depois, em "OK".

Será criada uma ou mais trilhas, dependendo da quantidade de saídas do instrumento virtual. Para este exemplo, escolhi o instrumento DSK Bass, um baixo virtual que gera apenas uma trilha adicional.


Note que foi criada uma nova trilha com o nome do instrumento. A partir deste momento, você pode inserir um arquivo MIDI (extensão mid) que já possua, através do menu "Insert/Media file" ou criar seus próprios comandos através do menu "Insert/New MIDI item". Nos dois casos, é possível editar os comandos clicando duas vezes sobre o conteúdo da trilha.

Desta forma, quando você insere dados MIDI nesta trilha, estes dados, durante a execução da canção, são enviados para o instrumento virtual, que "toca" a sequência em tempo real. Se desejar, você pode, depois de concluída a edição, converter esta trilha em áudio para liberar sua CPU ou usar plugins de áudio. Se desejar fazer isto, selecione (com um clique) a faixa com o instrumento virtual desejado, clique no menu "Track" e escolha "Render/freeze tracks" e, em seguida, "Freeze tracks" na opção desejada (mono, stereo ou multichannel).
Ao realizar esta operação, você terá uma faixa de áudio e não mais MIDI. Este comando pode ser desfeito através do menu "Track/Render/freeze tracks/Unfreeze tracks".

Abraço do Rato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poste seu comentário. Obrigado!