quarta-feira, 24 de abril de 2013

Gravando violão acústico com cordas de nylon

Nesta postagem falarei sobre a gravação de violão acústico com cordas de nylon, muitas vezes mencionado apenas como "violão de nylon", embora este termo possa causar confusão.

Este é o tipo mais comum de violão encontrado no Brasil. Nos Estados Unidos, o mais comum é o violão com cordas de aço.

Segundo Fabio Henriques (autoridade incontestável em gravação e mixagem no Brasil), nós brasileiros somos considerados os melhores neste tipo de gravação, assim como os norte-americanos o são para a gravação de violão de aço (violão acústico com cordas de aço).

Como muitos engenheiros de gravação e mixagem sugerem, o melhor é fazer vários testes com microfones e posicionamento.

Eu fiz a seguinte experiência: Gravei o meu violão coreano surrado com o microfone Shure SM57 a uns 8cm da 12ª casa. Isto porque estava com preguiça de montar a "cabine vocal" (estou fazendo uma postagem sobre ela também) para gravar com o microfone Roland DR-80C (condensador).

       Shure SM 57                                           Roland DR-80C

Os microfone dinâmicos, como o SM57, captam o som que vem da frente e rejeitam os demais. Por isto são indicados quando queremos EVITAR o som da sala, seja devido às imperfeições da mesma, seja pelo ruído vindo dos ventiladores do computador ou outras fontes.

O interessante é que, se disponível na hora da gravação, pode-se usar um filtro do tipo "passa-alta" ("high-pass", "low-cut") nos 80Hz, uma vez que o violão com cordas de nylon normalmente não fala abaixo desta frequência.

O resultado desta experiência pode ser conferido na canção "Tristeza do Jeca" que gravei conforme descrito abaixo:

- Software: Reaper 4.33;
- Pré-amplificador: Presonus TubePre com corte nos 80Hz;
- Microfone: Shure SM 57 a aproximadamente 8cm da 12ª casa do violão;
- Plugins ReaEQ (equalizador paramétrico) e Camel Crusher Free para "esquentar" o som do violão.
- Instrumentos Virtuais Drum Core 3 Free (bateria) e Alchemy Player (pads);

Ouça a gravação aqui.


2 comentários:

  1. Realmente a gravação ficou bacana mesmo. Outro dia li uma dica de posicionamento de mic para violão usando dois microfones, esse Shure conforme você descreve e o outro na altura do ouvido direito (estando nós, sentado) gravei uma viola assim e gostei do resultado. Só que preciso aprender a usar esses plugin's... e ter um pre amp.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, experimente sempre, assim vai chegar ao posicionamento ideal para você.
      Não se esqueça, entretanto, que usar dois microfones é uma técnica que tem que ser feita com cuidado, pois a gravação dos dois microfones pode ficar fora de fase. Se for o caso, você precisa ALINHAR as fases, para ficar tudo ok.
      Abraço do Rato.

      Excluir

Poste seu comentário. Obrigado!